A História Segundo As Fotografias

by - sexta-feira, junho 19, 2015

Beatles atravessando a Abbey Road em Londres, 08 de agosto de 1969

Quem nunca olhou uma fotografia histórica e ficou pensando o que provavelmente teria acontecido naquele dia? Muitos acredito, você pode ate me dizer que sabe, que leu isso em algum, mas me desculpe eu continuarei a dizer que ninguém nunca saberá, uma fotografia, ou um texto sobre determinado ponto da historia da humanidade não é exato, não trás sentimentos, não trás os medos, é algo que só nos faz pensar e imaginar o que aconteceu, mas não nos proporciona sentimentos quanto aquele determinado dia muito pelo contrario nos proporciona duvidas e muitas, do tipo porque Albert Einstein mostra a língua aos fotógrafos durante uma homenagem feita a ele? O que se passou na cabeça do piloto que soltou a bomba atômica? Quais são os últimos pensamentos dos soldados mortos no Vietnã? Sei que vão dizer que ai já é querer saber demais, e que os livros e os artigos não trazem isso, esse é ponto chave, não trás, nada trás a verdade, uma fotografia por outro lado trás uma imagem do ocorrido, não precisamos imaginar, como era Hitler ou qual era a cor dos cabelos de Marilyn Monroe (como se todos já não soubesse) precisamos apenas olhar e ver a verdade, não que uma fotografia nos de mais informação do que um livro, ela apenas nos mostra como era, a partir dai não precisamos mais imaginar as pessoas ou as coisas, precisamos só acreditar que o que os fatos históricos trazem um dia ocorreu naquela foto. Pensando nisso trouxe algumas fotos que marcam grandes acontecimentos ao longo da nossa historia, não precisamos mais de palavras, as imagens falam por si só.

"Queda do muro de Berlim em 09 de novembro de 1989."

"Einstein acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Embora essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, existem outras teorias e hipóteses menos críveis, por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica."
"Fotografia imortalizada pela revista “Life”. Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de 1970, como Edith Shain. A identidade do marinheiro permanece desconhecida e controversa. Mas está é apenas uma das versões."


"Guevara participava de um memorial às vítimas de uma explosão de barco que matara 136 pessoas, quando foi fotografado por Alberto Korda, em 5 de março de 1960. Embora a autoria seja de Korda, a foto foi imortalizada pelo artista irlandês, Jim Fitzpatrick, que criou uma estampa em monotipia baseada na foto e a colocou em domínio público."



"A primeira fotografia colorida, tirada por James Clerk Maxwell em 1861."

 "Hitler e o clero"

 "Últimos momentos de vida de John F Kennedy."


 "Primeira viajem para a lua (Apollo 11) 1969"


 "Chuck Norris e Bruce Lee"


 "Primeira estudante universitária negra, 1957."


 "O histórico encontro de Chaplin e Gandhi (1931)"


 "O Estudante nacionalista Otoya Yamaguchi assassina com uma katana o político socialista Inejiro Asanuma durante um discurso. As câmeras de televisão captaram toda a cena."


 "Little Boy (Bomba Atômica)"


 "Microsoft em 1978 (antes de fazer seu PC travar)"


 "Monge Budista incendeia seu corpo em protesto contra a opressão sofrida pelos Budistas no Vietnam. Saigon 1963."


 "Funeral de Ayrton Senna, 1994"

 "Troll Olimpico (Atenas 2004)"


 "Em 14 de novembro de 1960, Ruby Bridges, uma menina de seis anos de idade, foi levada à escola em Nova Orleans, EUA, por uma escolta de policiais federais. A menininha foi pesadamente insultada e ameaçada de morte por uma multidão enfurecida. Assistiu às aulas sozinha: as demais crianças foram mantidas em casa pelos pais. Ruby Bridges era negra – esse era seu crime."


 "Astronauta a 100m do ônibus espacial"


 "Momento em que o presidente Bush vem avisado do atentado às torres gêmeas."


 "Garotinha se recusa a cumprimentar o presidente Figueiredo durante a ditadura militar brasileira"


 "Inauguração do Maracanã (1950) Ainda com obras pendentes."



 "Primeira manchete sobre a morte de Elvis"


 "Estudante enfrenta tanques de guerra em frente à praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1989; essa imagem entrou para a história da luta pela democracia e a liberdade na China."


 "Ataque a Pearl harbor"


 "Construção do Cristo Redentor"


 "Tsunami 2004, Ao Nang – Tailândia"


Bem eu disse que não escreveria nada, mas decidi colocar legenda nas fotos a titulo de conhecimento, olhar essas fotos me faz pensar o que passava na cabeça dessas pessoas na hora do acontecimento, o que os livro e as aulas de historias nos trás são o que levou a acontecer, quem mandou e o porque, mas o sentimento real de cada um naquele momento, seus pensamentos, nunca saberemos, são perguntas sem respostas.

14 comentários

  1. Eu sou apaixonada pela história da fotografia do beijo, fiz um trabalho sobre ela esse semestre na faculdade, e nossa, achei o contexto tão amorzinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O beijo da time square é simplesmente demais, um belo contexto na verdade, acho que uma das mais marcantes do fim da segunda guerra, um verdeiro amor mesmo *-*

      Excluir
  2. Querida Luciana, por culpa da sua criatividade meus pensamentos agora estão indo ao infinito e além HAHAHAHAHA. Eu nunca tinha parado para pensar nisso, e realmente é instigante. Parabéns, amei o post, sempre voltarei aqui <3 Beijão

    http://cinesiando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda você flor ♥ fico muito feliz que o meu post tenha lhe causado isso, realmente é algo que sempre fico pensando, o que será que aconteceu naquele dia, mas como eu disse são perguntas sem respostas, obrigada minha flor e seja sempre bem vinda, beijos ♥

      Excluir
  3. Dá vontade de chorar diante dessas fotos de opressão contra os negros, imagina só o que eles sentiam, hein? Sabendo não ter feito nada de errado e mesmo assim estarem sendo humilhados somente por conta da cor.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É terrível, acho incrível do que o ser humano é capaz por causa de uma simples cor, o que eles não entendem é que perante Deus somos todos iguais e merecemos ter direitos iguais. Beijos flor.

      Excluir
  4. Essa imagem da Ruby na minha opinião é a mais chocante. Gente, a segregação contra os negros tem sequelas até hoje. Infelizmente é um fato histórico vergonhoso :(
    www.meuflorla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonhoso mesmo, com a evolução invés de diminuir só aumentou, o que acontece é que hoje tudo é mais mascarado na verdade.

      Excluir
  5. Existem até fotografias tão antigas que nunca tinha visto, foi um post muito bonito.
    Aconteceram muitas coisas más e positivas que fazem parte das nossas vivências.
    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma verdade, o passado não nos mostra só coisas más mas boas também que se tornou parte essencial daquilo que somos hoje, fico muito feliz que tenha gostado flor!!

      Excluir
  6. Muito bom seu artigo e as fotos muito bem escolhidas. Sempre vi a fotografia como uma partícula de tempo congelada para a posteridade. É algo mágico. Pena que atualmente a cultura do self esteja fazendo com que as pessoas parem de olhar a sua volta. Grande abraço.

    Luis Vulcanis
    www.luisvulcanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Luis a fotografia deve ser vista como um pedaço da historia que pode fazer toda a diferença em um futuro próximo incluindo o de ensinar, fico feliz que tenha gostado, abraços!!

      Excluir
  7. cara, que demais! Única coisa melhor que fotografia são fotografias históricas, adorei! :D
    canoalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom ler isso, fico muito feliz de saber que tenha gostado, fotografia é simplesmente maravilhosos.

      Excluir

@tiposdalu