[Clube da Leitura] Um Dia

by - quinta-feira, janeiro 21, 2016



Autor: David Nicholls                        Editora: Intrínseca                                                                Edição: 2011                                         Gênero: Romance                                                                 Páginas: 416                                         ISBN: 9788580570458

E se sua vida fosse composta por uma data? Se suas melhores histórias, risos e lágrimas pudessem ser lembrados eternamente através de uma ÚNICA data? O que ela teria a dizer sobre você geração após geração de sua linhagem, bem para Dexter e Emma foi assim que aconteceu, uma jornada contada através de uma única data, uma data que os marcaram pelo resto de suas vidas.

15 de julho de 1988...
Após um primeiro encontro nada normal na noite de formatura Dexter Mayhew e Emma Morley tornam-se grandes amigos e eternos apaixonados. No dia seguinte ambos tomariam caminhos diferentes em busca de sonhos diferentes mas a pergunta que não quer calar é onde estariam nesse mesmo dia um ano depois, e nos anos que estariam por surgir?

você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem a sua frente.

O livro relata algo possível na vida de qualquer um de nós "o amor verdadeiro" repleto de encontros e desencontros e acima de tudo de cumplicidade, através de relatos de vinte anos vividos no dia 15 de julho perguntas começam a se formar e nos deixam sem respostas, percebemos que o tempo se encarrega de colocar tudo em seu devido lugar e claro que esse papo do "se for para ser, será" não é apenas algo clichê é algo concreto e certo.


Com um final devastador e surpreendente "um dia" nos faz acreditar no amor verdadeiro e apesar de não ser nada fácil nos faz querer vive-lo mesmo que no fim a separação seja o melhor a ser feito o que valerá para o coração foi o vivido, valerá a felicidade e os instantes que fazem com que duas pessoas que nasceram para se amar lembrem-se sempre um do outro e aprenda a viver sem ela como se ele nunca tivesse ido embora.


Dex e Em...Em e Dex...
Pessoas capazes de perceber que a verdadeira felicidade se esconde nos mais inapropriados acontecimentos, seja numa conversa num cafezinho em Paris ou no topo de um monte com uma bela vista, são capazes de notar que o "eu não gosto mais de você" é bem diferente do "eu amo você" e que nenhum sumiço é para sempre e que um amor puro e verdadeiro sabe a hora de vir a tona. Com dilemas de um cotidiano mais que convencional o nosso casal principal nos traz problemas como o que fazer com um diploma apos a formatura e o como correr em busca do que se quer a fim de nos mostrar que o caminho a ser trilhado pode ser difícil mas que a recompensa final é a melhor que se pode ter. 

Como diz aquele velho ditado "quem pode faz e quem não pode ensina" Dex nos mostra o pior lado que uma pessoa vazia pode ter enquanto Em corre em busca de seu maior sonho guardando no peito um amor que parece impossível, juntos eles nos mostram o quanto um pode mudar o outro e o quanto se completam, nos mostram que algumas horas pode mudar completamente o destino de duas pessoas e que vinte anos podem não ser o suficiente para tudo que se tem a viver... ou talvez seja.

Em e Dex...Dex e Em...
Duas pessoas, vinte anos, um dia, um amor...uma lição de vida.


8 comentários

  1. Esse livro é meu xodó. ♥
    E nem qual capa eu prefiro rs.
    Sua resenha ficou ótima, e traçou outro lado que poucos falam.
    Beijo Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto desse livro também e olhe que não sou lá muito fã de romances desse nível, mas confesso que ele me fez pensar, ou melhor repensar em muitas coisas no quesito amor, beijos Mila!

      Excluir
  2. Eu quero ler esse livro faz tanto tempo que até perdi a conta. Mas, na época que fui comprá-lo ele tinha saído da promoção nas Lojas Americanas, e depois outros livros foram entrando na lista de prioridades. Depois que li "Nós", do mesmo autor, fiquei tentada à comprar este no mesmo mês, mas me segurei. Por incrível que pareça, quero ver o filme primeiro! Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então prepare-se para sorrir e chorar bastante, o filme é tão bom quanto livro mas creio que se você ver o filme primeiro muito dificilmente irá querer ler o livro, mas vale a pena a leitura, um beijo moça!

      Excluir
  3. A primeira vez que tentei ler esse livro, não consegui acompanhar o ritmo dos fatos, foi um desastre, admito, mas depois tentei novamente e me encantei pela história. É um livro ótimo e que todos deveriam dar uma chance, mesmo que sem expectativas. Enfim, adorei a resenha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele requer um pouco a mais de dedicação e atenção creio que por estarmos acostumados a ler um livro onde tudo se passa no dia-a-dia nos parece estranho acompanhar ano a ano dos personagens, mas no fim vale super a pena. Beijos e que bom que gostou!

      Excluir
  4. Eu devo ter problema hahahaha só eu não gostei desse livro? Acho que a minha cisma mesmo foi com o final, sei lá...Vou tentar reler pra vê se mudo de ideia rs Confesso que se não tivesse lido, por conta da sua resenha iria correr pra ler haha Bj, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha obrigada moça e bem fico feliz que tenha gostado, o final é de cortar o coração mas o livro em si é muito bom espero que possa mudar sua opinião. Beijos!

      Excluir

@VENTOSDMAIO