Tipografia, Caligrafia ou Lettering?

by - sexta-feira, junho 17, 2016


Hoje resolvi trazer para vocês o primeiro - de muitos, assim espero - post sobre lettering, uma paixão que simplesmente vem crescendo a cada dia que passa aqui dentro de mim e que tem feito com que eu realmente estude sobre o assunto para poder me aprimorar mais e mais nessa nova jornada que resolvi enfrentar. Cheia de duvidas que sou aproveitei as ferias da faculdade e coloquei a mão na massa, fui atrás pesquisei, assisti tutorias, li matérias e descobri muita coisa legal e interessante sobre o assunto pensando nessa reunião toda de conteúdo que fiz decidi trazer para vocês um pouco do que aprendi e para começar que tal explicar a grande duvida do mundo e principalmente minha é claro afinal é tipografia, caligrafia ou lettering? A resposta é muito simples e lhes darei através de exemplos práticos.

Tipografia

Tipografia nada mas é do que o uso dos "tipos" que são essas letrinhas ai retratadas na imagem que vem do grego onde "typos" significa "formas" enquanto "graphein" quer dizer "escrita" , foi uma das primeiras formas de impressão criada e acreditem ou não ele é bem manual, foi através dessa técnica que se originaram as fontes que você encontra hoje no seu computar ou celular é ordenar e manusear as letras de uma forma que elas se encaixem no decorrer das palavras.

Caligrafia

Caligrafia é o que aprendemos desde criança a chamada "arte da escrita" que vem do grego onde "Kalli" significa "beleza" enquanto "graphein" significa "escrita", lembram de quando eram crianças e tinham que fazer as atividades no caderno de caligrafia para ficar com uma letra bonita e acima de tudo legível, pois bem isso é caligrafia.

Lettering

Por ultimo e talvez o mais importante está o lettering que se trata da "arte de desenhar as letras" - lembrando que essa não é bem uma tradução literal - é quando você usa de diferentes fontes e formas para desenhar uma frase, desenhar uma palavra e mesmo que você diga "ah mas a minha letra é muito feia para eu conseguir fazer isso" saiba que isso não interfere em nada pois no lettering você trabalha as formas, os traços e os desenhos e saiba que quanto mais original mais bonito será e você ira amar o que fez. Existem dois tipos de lettering: 

Hand lettering - feito a mão, desenhar as letras a mão em papel usando diversos tipos de canetas e materiais.

Hand lettering digital - feito diretamente no computador através de programas de ilustração como por exemplo o illustrator, vale lembrar que esse tipo de lettering também é feito manualmente porem em um programa digital aqui não é usado fontes prontas.

Então o que eu tinha para passar a vocês era isso e se você assim como eu também gosta desse mundo vem contar um pouco para mim e respondendo o pergunta basta olhar as descrições e ver em qual categoria se encaixa, eu faço lettering e você?

6 comentários

  1. Lettering é puro amor, e não tem nada disso de "não sei desenhar" ou "minha letra é feia". Com a prática tudo vai se encaixando. Lembro de quando fiz meus primeiros e no quanto evolui hoje. Dá até um quentinho no peito rs ♥ Esse assunto é bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, evoluímos muito com o tempo e principalmente com a técnica, basta um pouco de vontade e dedicação.

      Excluir
  2. Muito interessante seu post! Alguns que citou eu só conhecia de nome, mas aqui ficou tudo bem esclarecido.rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei também era assim mas com o tempo e com os estudo sempre descobrimos coisas novas e fico feliz de postar compartilhar com vocês, beijos!

      Excluir
  3. Achei muito legal e interessante. Confesso que não sabia a diferença entre eles! Acho liiindo o lettering, mas infelizmente não tenho o menor talento para isso ;/
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz de saber que lhe ajudei e o melhor não acredito que não tenha talento tudo é questão de pratica e perseverança viu moça, tenho certeza que conseguirá, um beijo!!

      Excluir

@tiposdalu