Perder?!

by - terça-feira, janeiro 17, 2017

Já faz um tempo que pretendo começar a falar sobre o sentimentos, em diversas situações e como ‘abraçá-los’ ou se desfazer deles, e hoje decidi falar sobre o sentimento de perda, não sei se estou apto a falar, ou se posso, mas gostaria de tentar. Vamos deixar claro que vou falar sobre perdas significativas, mas encare sua perda da sua forma. 

Perder seria algo doloroso, que causa arrependimentos e as vezes sinceras lágrimas, uma dor que todos dizem ser passageira, mas nunca passa, parece uma eternidade com o mesmo sentimento, parece que falta algo, você se sente incompleto e infeliz. Quando você perde algo as palavras que você menos quer ouvir são “calma, com o tempo a dor passa” ou “tudo bem, você está melhor sem”, dentre outras frases clichês, afinal simplesmente te faz sentir pior, muito pior.

Eu não quero levantar discussões onde minhas angústias são o centro de tudo, não quero que me vejam como reclamão, ou desmerecer a dor de ninguém. Mas…

Digamos que eu já perdi muito, muitos, e muitas coisas, minha vida tem sido assim desde que me lembro. Perdas como minha última caneta na hora da prova, parentes, e também vai desde o horário pro ônibus até oportunidades profissionais. E por muito tempo ‘perder’ significou ‘tristeza’ na minha vida, e mesmo sabendo que de alguma forma eu ia superar, tudo dentro de mim se tornava pior, meus sentimentos morriam pouco a pouco, de uma forma geral, agora imagine perder sempre na mesma área da vida. Acho que ficou óbvio que estou levando para o lado mais pessoal, não deveria, mas fazer o que? Vendo por esse lado mais pessoal perceba que fica mais doloroso, e muito pior, real. 

Mas agora vamos ao passo 2: se livrar ou aprender a lidar com o sentimento. 

Pense na sua última perda, vamos relembrar que ela deve ser grande (no seu ponto de vista, que é o que importa), como isso te afetou e como superou essa perda, perceba e quando superou seus sentimentos se tornaram mais fortes, você se tornou mais forte. 

Acredito que toda vez que algo ruim acontece e você se vê perdendo algo, basta se lembrar dessa força que agora te acompanha e agora faz parte da sua vida, do seu consciente e de tudo o que se tornou. 

Esse texto eu dedico especialmente a um bom amigo, que acaba de perder sua esposa. Após me contar a história, resolvi escrever tudo isso, querendo ajudar e com sua autorização eu lhe fiz essa homenagem. Espero que tudo se resolva e que sua vida a possa ter um recomeço maravilhoso.

Hoje consigo ver que perder significa recomeçar e recomeçar pode ser feito de várias formas. E você consegue!

Edy Gomes

2 comentários

  1. Ninguém está preparado para perdas ainda mais quando se trata de uma pessoa querida, mas sim, é necessário superar e continuar. Lindo texto!

    elapensatambem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, de fato e difícil, mas temos que dar tempo ao tempo tentar viver o melhor possível com o que aconteceu.

      Excluir

@tiposdalu