Esportes do Mundo Bruxo

by - domingo, julho 16, 2017

Assim como nós somos apaixonados pelo futebol, os bruxos também tem seu esporte favorito, o Quadribol, esporte esse que temos contato a partir do quarto livro da saga Harry Potter, o Cálice de Fogo. Mas isso não quer dizer que o Quadribol seja o único esporte do mundo bruxo, assim como temos outros esportes alem do famoso futebol os bruxos também tem.

Esportes estes que remotam desde a idade media, mas que se tornaram mais populares apos a modernização da vassoura, o instrumental principal de voo do mundo bruxo e também a base de muitos desses esportes. Vale ressaltar que alguns caíram no esquecimento com o tempo, enquanto outros acabaram por ser proibidos devido a seu nível de periculosidade. Agora chega de delongas qe vamos aos esportes.
Corrida Anual de Vassouras - Suécia

Como o próprio nome diz, essa é uma competição onde o mais rápido bruxo e sua vassoura vencem. O esporte foi criado na Suécia por volta do século X, onde os pilotos faziam um percurso entre Kopparbeg e Arjeplog que dava em torno de 480 km. Essa rota foi escolhida porque atravessava uma reserva de dragões, tornando-a um tanto quanto mais interessante e competitiva, o que explica também o enorme troféu de pranta em forma do dragão Focinho-Curto Sueco.

A popularização do esporte acabou transformando-o em um evento mundial, e hoje muitos bruxos de diversos países vão a Suécia para disputar a Corrida Anual de Vassouras.

Furabexiga - Alemanha (1105 d.C.)

Esporte criado na Alemanha por volta do século XIV que consistia basicamente em "furar uma bexiga" de dragão inflada que ficava no topo de uma baliza de seis metros de altura, para se ter uma ideia as bexigas de dragões de pequeno porte são aproximadamente do tanho de rodas de um caminhão trouxa.

O campo era bem simples consistia em uma baliza de seis metros de altura onde ficava a bexiga e onde se amarrava o "guarda-bexiga" para que ele não se afastasse mais que três metros da mesma, os atacantes usavam suas vasouras para tentar se aproximar da bexiga enquanto o guarda-bexiga podia usar de sua varinha e feitiços para derrubar os mesmos. O jogo acabava quando a bexiga era furada ou quando o guarda-bexiga derrubava todos os jogadores.

Fogaréu - Irlanda

Criado na Irlanda, o Fogaréu era um jogo onde os competidores arremessavam um "dom" (vesícula de bode) o mais rápido que conseguisse depois de atravessarem uma série de barris em chamas erguidos em estacas. O Dom era, então, atirado através do último barril. Ganhava quem atravessava o campo em chamas e arremessava o dom mais rapido.

Foi tema de muitas baladas irlandesas, pois contam que o lendário bruxo Fingal, o destemido, foi um grande campeão deste esporte.

Rachacrânio - Escócia (XI)

O mais perigoso jogo com vassouras do mundo bruxo. Um jogo que se tornou muito popular na Idade Média e acabou sendo proibido por seu alto nível de periculosidade. É considerado ainda o esporte mais perigoso com vassouras que já existiu. Consistia em dois times de seis jogadores, que disputavam entre si quem pegava mais pedregulhos enfeitiçados. Para recolher as pedras, cada bruxo prendia um caldeirão com uma fivela em sua cabeça, dai então nome Rachacrânio, pois as pedras que caiam com velocidade eram brecadas pela cabeça do bruxo em um impacto nada confortável.

A popularidade veio a tona, pois praticar esse esporte era um verdadeiro ato de coragem. Mas acabou por ser proibido em 1762 devido as mortes que causava. A campanha de 1960 para a reintrodução do esporte por Magno Macdonald "Cabeça Amassada", foi negada, fazendo com o jogo caísse de vez no esquecimento.

Derrubada - Devon, Inglaterra

Esporte britânico que consiste em derrubar o maior numero possível de jogadores de suas vassouras. O tempo passou e o esporte não evoluiu, porem não foi esquecido, sendo usado atualmente como brincadeira infantil.

Malhaporco - Herefordshire, Inglaterra

Conhecido como o esporte antecessor do Quadribol. Envolvia uma vesícula cheia de ar, geralmente a de um porco. Os jogadores montavam as vassouras de trás pra frente e batiam na bexiga para lá e para cá, por cima de uma sebe, com a palha das vassouras. O jogador que errasse, marcaria um ponto pro adversário. O primeiro a acumular cinqüenta pontos era o vencedor. O Malhaporco é ainda jogado na Inglaterra, embora nunca tivesse alcançado grande popularidade.

Trancabola - Estados Unidos (XVIII)

Jogo variante do quadribol, foi inventado pelo bruxo Abraham Peasegood ao levar uma goles quando imigrava para os Estados Unidos com a intenção de formar um time de quadribol. Conta-se que ao levar uma goles em sua bagagem, a bola entrou em contato com a varinha do bruxo e quando este o a retirou da mala, a bola explodiu em seu rosto.

Recriando o efeito com uma série de bolas de couro, criou então o esporte que se popularizou pela América do Norte e Sul. Com onze jogadores em cada lado, o jogo consiste em passar a bola de jogador para jogador antes que ela exploda, tentando chegar ao outro lado do campo e depositá-la no caldeirão do time adversário, a fim de evitar que a bola exploda. Contudo, se a bola explodir na mão do jogador, ele tem que abandonar o campo. O esporte nunca teve muito sucesso na Europa.

Esses são alguns esportes do mundo bruxo que antecederam o Quadribol, você pode ler um pouco mais sobre eles em "O Quadribol Através dos Século - p.g 15-17" da Biblioteca de Hogwarts.

3 comentários

  1. Eu nunca fui fã de HP mas sempre quis ser uma bruxnha, acho que por causa do nome hihi
    Eu iria adorar praticar esses esportes como o da corrida de vassouras deve ser muito da hora <3

    ResponderExcluir
  2. Aii que legal! Sou fã de HP e sempre quis assistir a um jogo de Quadribol rsrsrs. Adorei seu post viu? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca fui muito do tipo esportiva, mas como a boa potterhead que sou acho que ia amar o Quadribol. <3 Pelo menos assistir eu sei que eu gostaria hahha!
    Beijos, adorei o post! <3

    ResponderExcluir

@VENTOSDMAIO