[Quase Publicitária]: Estou Me Dedicando de Verdade

20/08/2018










"A teoria não é um manual que te ensina alguma coisa"
Meu segundo semestre na faculdade já começou, e começou com tudo devo dizer. A verdade meus caros é que acabou aquela mamata de primeiro semestre e conteúdo mastigado, estou tendo muitas teorias esse semestre e muitos trabalhos que já venho realizando, a vantagem em tudo isso? Estou me dedicando de verdade. O primeiro semestre não foi bem uma dádiva, passei aos trancos e barrancos, mas passei, mesmo faltando mais que o necessário e fazendo apenas o básico, como as provas e os trabalhos mais simples. Sim deixei de entregar muitos trabalhos. A verdade é que eu não estava satisfeita com tudo aquilo, mas como todo carma tem seu fim um dia minhas ferias chegaram e percebi que teria quase dois meses para pensar em tudo e decidir se realmente gostaria de continuar. Mas olha só a ironia, Julho se tornou o pior mês do ano para mim em todos os âmbitos da minha vida e me vi bem propensa a jogar tudo para o ar e voltar para o interior a fim de viver isolada. Estava caminhando para o fundo do poço.

Não sei bem como cheguei a esse ponto, mas hoje vejo com clareza que ele foi muito necessário para que eu chegasse as decisões que tomei para o meu futuro daqui para frente. Mas não vamos falar disso tem muitos textos aqui pelo blog que explicam um pouco de tudo o que aconteceu, mesmo que de forma muito poética e que seja difícil separar a verdade da ficção, acho que aquela altura nem eu conseguia saber essa diferença. Mas voltando ao tema "faculdade". A nuvem negra se foi, como eu disse todo carma tem seu fim, e eu pude finalmente pensar com clareza em tudo o que estava fazendo e onde eu realmente queria chegar. O segundo semestre então começou e eu aceitei ele de mente e coração aberto, afinal percebi que ser comunicadora é o que quero para meu futuro é isso que sou, mesmo que as vezes prefira apenas observar tudo a minha volta. Dos professores somente duas são conhecidas, os outros são novos e com um estilo bem diferente. Como eu disse estou com muita teoria esse semestre e resolvi trazer um pouco delas para vocês.

Criatividade
"O criativo deve ser um bom entendedor do ser humano. - Guga Ktzer"
Estou tendo processo criativo nesse semestre, onde fazemos uma analise de todas as possibilidades que temos para um anúncio. Ate agora conhecemos dois dos principais publicitários do Brasil que é o Washington Olivetto e o Guga Ktzer, os caras são feras e me fez pensar se realmente ainda tenho saúde mental para trabalhar dentro de uma agencia de Publicidade, o que vocês acham?
"O trabalho deve estar sempre na frente do ego. - Guga Ktzer"
Teorias da Comunicação
"A teoria é uma explicação complexa sobre fenômenos estudados, observados e vividos."
Aqui eu nem preciso dizer o que estamos estudando né? Estamos entendo todo o processo de desenvolvimento da comunicação desde o inicio do século XIV bem como seus meios e suas midas. A matéria é bem massante eu devo dizer e o professor dá uma pequena viajada de vez em quando, mas como estou me dedicando e estudando bastante por fora não está tão difícil, pelo menos até agora.
"Para se tornar comum é preciso ter algo em comum."
Computação Gráfica
"Somos criados para não ser criativos"
Antes de tudo eu gostaria de explicar essa frase, quando dizemos que somos criados para não ser criativos estamos nos referindo aquela questão do tipo quando uma criança está desenhando e você diz á ela que a flor não pode ser preta, ou marrom igual ela está fazendo, como ensinamos a uma criança como ela deve fazer certas coisas estamos inibindo sua criatividade. Voltando - hahaha - aqui era onde a maga deveria acontecer, mas bem não está acontecendo. Eu tive essa matéria quando estava na outra constituição e o laboratório era muito bom e as aulas foram bem práticas, aprendi a a mexer no photoshop, Illustrator e Indesign lá porem agora será diferente, o laboratório é muito antigo então só vou rever Photoshop, aprender o CorelDraw que voltou para a grade publicitária depois de muito tempo somente da grade de Design Gráfico e vou aprender a usar o Sony Vegas, porque segundo o professor o Filmora não é um programa profissional como muitos acreditam, pelo simples fato de ele trazer tudo pronto e você não ter que fazer nada do zero. Palavras do prof hahaha, eu discordo.
"A quebra do preconceito começa com agente, devemos estar disposto a conhecer e enfrentar o desconhecido."
Sistemas Brasileiros de Comunicação
"A comunicação é um negócio"
E a constituição voltou - senhor tenha piedade de mim - tem coisa mais massante que constituição, me desculpem os estudantes de direito de plantão, é muita coisa para assimilar e são coisas que a gente tem que decorar, porque é a unica forma de lembrar dessas coisas. Essa é sem duvida a matéria mais extensa e cansativa que tenho, mas temos que entender né? Aqui estamos estudando a legalização de funcionamento de emissoras de TV, alem da evolução - também - dos meios de comunicação.
"Sistema de comunicação é a rede pela qual fluem as informações, que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz."
Enfim isso é o que venho tendo esse semestre, me sinto mais leve e mais dedicada de verdade, motivo pelo qual ando um pouco sumida daqui do blog e lá do instagram. Esperam que não desistam de mim hahaha pois não pretendo abandonar isso aqui só me organizar melhor, assim consigo dar atenção a todos os meus projetos. Me contem por aqui como está sendo o volta das aulas de vocês e quais as expectativas, e estudantes de publicidade de plantão se mostrem e vamos ser amigos montar uma agencia big master hehe.

Mal feito, feito.

7 comentários:

  1. Me identifiquei tanto com esse post, tenho muita dificuldade para me dedicar ao que quero, consigo por um tempo e depois paro. É incrível como não somos criados para sermos criativos mesmo. Mas é importante bayalhar um dia por vez e dar o nosso melhor!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poies é meio que cai na real e resolvi me dedicar de verdade esse semestre acho que preciso disso para minha vida, essa guinada sabe.

      Excluir
  2. Nossa, fiquei feliz ao ler a introdução do seu post. Também estou percebendo que a ~ilusão~ do primeiro semestre maravilhoso acabou. Nele, eu realmente estudei demais, mas agora, confesso, não estou estudando todos os dias, apesar de conseguir equilibrar bem tudo hehe. Acho que isso se deve também ao fato de ter duas matérias que eu detesto, mas, assim ODEIO (psicofarmacologia e fisiologia das emoções). Mas estamos aí, tentando ser firme e forte haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem essas teorias para acabar com a gente haha esse semestre estou com umas matérias legais apesar de pouco aplicadas, mas como você disse vida que segue né non haha

      Excluir
  3. Que bom que as coisas estão começando a dar certo e à se encaixar em sua vida!
    Estou no último semestre da faculdade de Jornalismo (mesma área que Publicidade <3) e preciso confessar que só consegui me encontrar quando já estava no sexto ou sétimo semestre, quase no final. Ainda estou aprendendo a gostar mais do Jornalismo e da Comunicação, pois o que dificulta é a minha timidez, mas já estou trabalhando nisso!
    Também tive Teoria da Comunicação e não gostei, achei muito chata SHAUHSAU mas tive Teoria do Jornalismo e gostei mais! Também aprendi a mexer no Photoshop e InDesign na faculdade, além do Adobe Premiere, que aliás preciso praticar mais!

    Com o tempo você vai se encaixando e gostando mais do que está fazendo e espero que você tenha muito sucesso nessa jornada! Ah, e você não precisa necessariamente trabalha em uma agência de publicidade, você pode ir para outras áreas da publicidade ou abrir seu próprio negócio!

    Adorei seu post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem haha amo essa área apesar de ser mais calada e na minha, sei bem que preciso dar tempo ao tempo afinal nada nunca é um mar de rosa né, boa sorte para você também na sua área.

      Excluir
  4. Que grade interessante, pelo menos para uma leiga completa.
    Contudo, concordo com a parte de constituição/legislação - é MUITO chato. Eu fiz veterinária, mas tive matérias com legislação (como ética e legislação e inspeção sanitária) e foram as matérias que mais tive de estudar (e peguei exame delas ainda, afs).

    Acredito que todos passamos por um temporal, é meio que matéria obrigatória dessa longa vida! rs fico feliz que dos tempos ruins, voce tirou ótimas experiências e força para continuar.

    Boa sorte com seu curso <3

    com amor, Eva
    www.amavelgirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir